KENPO

O Kenpo é uma arte marcial para todas as idade.

Não é só mais um desporto de combate, pois ensina-nos a defender de atacantes, aumenta a nossa força e rapidez, mas acima de tudo, ensina valores aos seus praticantes. 

A comunidade de Kenpo é muito unida com estágios e exames frequentes, bem como professores e alunos simpáticos.


“Espero que o Kenpo cresça no Alverca, para o partilharmos com mais pessoas e aumentarmos o nosso grupo.”
Pedro Barata, 15 anos, praticante há 7 anos

 


REGULAMENTO GERAL MODALIDADES

  • 219580956 / 936673740
  • kenpo@fcalverca.pt

A origem exacta do Kenpo acabou por se perder ao longo dos tempos, e consequentemente não existe uma data definida que indique o seu começo. Muitos dos registos que existem hoje são vagos e incorrectos. Não se sabe ao certo quantos manuscritos foram destruídos ou quantos aperfeiçoamentos nunca foram registados. Pedaços de informação parecem indicar que o Kenpo, como é conhecido hoje, possa ter sido praticado na índia e na China até há cerca de 5000 anos atrás. Textos em conchas de tartaruga dizem-nos que os Chineses praticavam de facto a Arte por volta de 21 a.C.

Embora a sua verdadeira origem seja incerta, uma historia popular que ainda prevalece nos dias de hoje dá crédito ao sacerdote Indiano, Daruma ou Bodhidharma em 525 d.C. No entanto, outros grandes homens como Hu’a To (190 – 265 d.C.), um brilhante doutor, e Yeun Fei, um popular general (que viveram durante a Dinastia Sung 960 – 1279 d.C.) são considerados os antepassados do Kenpo moderno.

Kenpo significa “lei do punho” (um termo usado pelas gentes de Okinawa para descrever os sistemas Chineses).
Da China, o Kenpo transitou para Okinawa onde, conhecido como “te”, consistia primariamente de murros, cutiladas e lacerações com as mãos e dedos. Assim começou o método Karaté do Kenpo.

  • Horário

Crianças:
Terças e Quintas, das 19h às 19h45.

Adultos:

Terças e Quintas das 19h às 20h.

  • Contactos

Professor Ricardo Barros
Contacto: 965856356

Galeria Imagens – Kenpo