História da fundação do FC Alverca
A Génese – Como nasceu o nosso clube
(Devido a existirem algumas dúvidas sobre o processo de criação do FC Alverca, optámos pela descrição de um dos possíveis fundadores, José Martinho dos Santos). Verificando-se várias dúvidas e até mesmo algumas pequenas “discussões”, entre vários associados do Clube quanto à maneira como o mesmo foi criado e não existindo nos seus arquivos quaisquer documentos que testemunhem este facto, elaborei-vos esta descrição que esclarecerá o acima exposto e ainda demonstrará quem foram os iniciadores verdadeiros. Antes da existência deste Clube e para que tenham conhecimento, especialmente todos os Alverquenses, e não só, a Vila de Alverca, hoje cidade, teve em tempos a existência de dois Clubes Desportivos, o “Alverca Futebol Clube” e o “Sporting Clube de Alverca”, os quais infelizmente para nós Alverquenses, tiveram os dois a mesma sorte.
O primeiro fundado mais ou menos em 1922/1923, por Aníbal dos Santos, Arnaldo de Sousa Barros, seu irmão Diamantino Sousa Barros e Isidoro Esteves, em casa de quem se reuniam enquanto não tiveram sede própria, o que veio a verificar-se passado algum tempo depois, no Beco do Cera, N.º 5 RIC. Então, passados alguns anos, este Clube acabava, devido à Entidade Administrativa do nosso concelho não ter dado o parecer favorável à sua oficialização. Era muito jovem 10/12 anos de idade, aquando da sua fundação, mas recordo com muita saudade a sua existência, cujo equipamento era camisola branca, calções e meias pretas, estas com canhão branco. Por volta de 1930, mais ou menos, outro grupo de carolas com força e espirito bairrista dos Alverquenses, constituído: José Martinho dos Santos, Afonso Henriques, Albertino Inácio Braga, Joaquim Coelho e Augusto Evaristo da Silva Porto de Almeida tentaram mais uma vez a fundação de um Clube Desportivo, que teve a sua primeira sede no barracão de Francisco Ferreira Cera, sito na Travessa Francisco Reis Pinto, já destruído para dar lugar a novas edificações e a segunda numa casa pertencente a Manuel Bernardes, na Rua do Castelo, que acabou também por ter a mesma sorte da primeira, ou seja, para dar lugar a novas construções. Infelizmente passados poucos anos este Clube de nome Sporting Clube de Alverca, teve a mesma sorte do Alverca Futebol Clube e assim mais uma vez, devido à interferência da Autoridade Administrativa do nosso concelho, que não quis que Alverca fosse dotada de um grupo desportivo, em virtude de não ter sido autorizado a sua oficialização, devido ao facto e mais uma vez, Alverca ficou sem aptidão para praticar o Desporto rei, que era e ainda é hoje o futebol.
Convém no entanto deixar aqui bem expresso a razão por que foi dado a este Clube o nome de Sporting Clube de Alverca. Resultado do plebiscito realizado entre todos os seus associados, motivado por existir entre elas duas correntes, uns do Benfica e outros do Sporting, tendo os adeptos deste último vencido por maioria. Por volta de 1937 um grupo de jovens constituído por Alfredo Fernandes, Álvaro da Costa Palmela, António Ferreira Catalarranas, Arnaldo Domingos da Silva, Artur Bernardo Ferreira, Edmundo Antunes Cera, Francisco Agostinho Vieira, Francisco Ranheta, Agostinho Cardoso, Leopoldino Tomáz Inácio, Luis Mendes Coelho, Mário Martins Corista, Manuel Folgado, Manuel Pendão, Manuel da Silva Antunes, Wilson da Costa Palmela, em conversas realizadas no Largo do Adro e no Canto do Relógio, chegaram à conclusão de tentar formar um grupo desportivo mas devidamente oficializado. Conseguiram no entanto entre todos angariar fundos financeiros e assim adquiriram uma Bola de Borracha, que lhes proporcionará a realização de Jogos no Largo do Adro entre eles e outros que a pouco a pouco foram entrando para sócios do grupo.
Pensaram e um dia realizaram um Jogo de Futebol com vários jovens residentes no Sobralinho, jogo esse efectuado no Campo da Fábrica Cimento Tejo, mas já com uma bola regulamentar, que conseguiram adquirir com dinheiro angariado entre todos eles. Após várias démarches, não conseguiam de forma alguma atingir a sua imaginação que era dotar Alverca com um clube devidamente autorizado, o que os deixou um pouco desanimados e desiludidos. Porém, por volta de 1938 esse grupo de jovens resolveu convidar José Martinho dos Santos, Augusto Evaristo da Silva Porto Almeida, Albertino Inácio Braga, Francisco Pedro Ferreira e Joaquim Coelho para tomarem conta dos destinos do grupo em questão mas de forma a que o mesmo fosse devidamente oficializado, e assim numa reunião realizada na Barbearia de Avelino Luis da Vitoria na Rua João Mantas, Nº 17 onde hoje se encontra edificado o Talho Moderno, e após alguns dos jovens usarem da palavra, a Comissão convidada aceitou o encargo proposto, apreciação determinada que o nome a dar ao Clube fosse “FUTEBOL CLUBE DE ALVERCA” explicando detalhadamente porque era proposto este nome e de que a quota a pagar seria a mesma, isto é $50 semanais, o que se manteve por algum tempo, o que foi por todos aprovado. A Comissão que passou a reunir-se semanalmente em casa do Director Francisco Pedro Ferreira, na Rua da Boca Lara Nº 5, elaborou de imediato o seu plano de trabalho,
e em dada altura, aproveitou uma oportunidade alvitrada pelo jornalista do Jornal “O Século” Sr. Pires Guerreiro para que todos os Clubes chamados Populares se organizassem oficialmente.
Após várias démarches, junto do referido jornalista a Comissão acolheu da melhor forma a sua genial ideia, realizando de imediato uma reunião na Barbearia atrás indicada, de todos os sócios a quem foi explicado o que se estava a passar. Foi logo resolvido elaborarmos uns Estatutos e num fim-de-semana foram os mesmos dactilografados pela minha pessoa, com a colaboração de Manuel da Silva Antunes, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alverca, onde hoje funciona o refeitório do pessoal da Junta de Freguesia ou seja na Rua Dr. Miguel Bombarda. Após a sua conclusão foram os mesmos enviados ao Governo Civil de Lisboa, tendo sido aprovados por Alvará nº 220 de 1/2/1940. Convém no entanto e assim esclarecer, que quando da inauguração dos Estatutos já não eram sócios do Clube alguns dos seus iniciadores, razão porque não constam na lista dos fundadores. Para aprovação destes Estatutos deram parecer favorável a Câmara de Vila Franca de Xira e a Junta de Freguesia de Alverca. Além de todos os nomes referidos, é muito possível que outros deveriam aqui ser também lembrados, caso isso se tenha verificado, o que é muito possível, desde já o autor desta descrição pede as suas desculpas, deste lapso pelo qual espera compreensão. E assim termina a faceta do nascimento do FUTEBOL CLUBE DE ALVERCA, Clube de que todos nos orgulhamos de pertencer em prol da nossa terra. José Martinho dos Santos, Setembro de 1992
1940
Após aprovação dos estatutos e legalização do Clube, o primeiro objetivo foi procurar encontrar um local onde pudesse reunir e organizar os associados, o que foi conseguido em 1940 com o aluguer de uma casa, que tinha as condições necessárias e que funcionou como sede até construção da atual, que foi inaugurada em 19 de abril de 1975.
Na sede foi dinamizado o Ténis de Mesa com a participação e a realização de vários torneios e em 1942 foi criada a comissão pró-biblioteca que dotou o Clube de um elevado número de obras literárias e que organizou colóquios, sessões de cinema, teatro e outras iniciativas de carácter cultural.
O objetivo seguinte foi dotar o Clube de um parque desportivo onde pudesse desenvolver a atividade principal para que tinha sido criado.
Em 5 de abril de 1942 foi inaugurado o campo de jogos pelado, tendo sido adquirido em 1966.
O Futebol Clube de Alverca, ao longo do seu historial desenvolveu várias atividades desportivas, encontrando-se inscrito nas Federações: Portuguesa de Campismo e Caravanismo e Portuguesa de Ginástica e de Futebol, Portuguesa de Tiro com Arco e Arqueiros e Besteiros de Portugal. Nas Associações: de Futebol de Lisboa, Patinagem de Lisboa, Shotokan Karatedo de Portugal.
A Secção de Campismo foi fundada em 1962 tendo sido passadas nesse ano 9 cartas, número que foi aumentando chegando-se a atingir em 1984 as 500 cartas, situando-se em 1994 nas 360. De referir a participação de campistas do nosso Clube em vários encontros e acampamentos.
O Futebol Sénior iniciou-se em 1942 com a construção do campo de futebol pelado, inscrevendo-se uma equipa sénior na Associação de Futebol de Santarém.
Em 1942 classificou-se em 4º lugar no Campeonato Regional. Transferiu-se para a Associação de Futebol de Lisboa em 1947 por problemas meramente geográficos.
- Em 1949/50 sagrou-se Campeão da 3º Divisão da A.F.L.
Em 1950/51, 1951/52, 1954/55 e 1968/69 sagrou-se campeão da 2ª Divisão da A.F.L.
Em 1970/71 sagrou-se Campeão da 1ª Divisão da A.F.L., que deu acesso à participação pela primeira vez ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, onde se manteve durante 7 anos.
Na época de 1980/81 desceu ao Regional participando até 1986/87 no Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.L., classificando-se no 2º lugar, na época de 1986/87, devido ao alargamento do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, ascendeu a esse escalão no início da época de 1987/88 classificando-se no final no 2º lugar, devido a essa classificação ascendeu na época de 1988/89 à 2ª Divisão Nacional pela primeira vez. A partir da época de 90/91 a 2ª Divisão foi sub-dividida em Honra e 2ª B.
Em 1992/93, a equipa sénior atingiu pela 1ª vez os 1/4 de Final da Taça de Portugal.
- De 1991/95 participou na 2ª Divisão B.
- De 1996/98 participou na 2ª Divisão de Honra.
- De 1998/02 participou na 1ª Liga.
- Em 2002/03 2ª Liga.
- Em 2003/04 1ª Liga.
- Em 2004/05 2ª Liga.
- Em 2006/08 Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Lisboa.
De 2008/2011 no Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Lisboa, tendo-se classificado em 1º Lugar ascendendo à Divisão de Honra na próxima época e foi o grande vencedor da taça “Centenário” da A.F.L. O Futebol Juvenil sempre mereceu um carinho muito especial no nosso Clube, atestado com elevado número de atletas e com a participação em todas as categorias.
- Desde a época 2018/2019 a participar no Campeonato de Portugal e em 2021/2022 a 3ª Liga.
Juniores – De salientar a conquista do Campeonato Distrital da 1ª Divisão na época de 1977/78, tendo ascendido ao Campeonato Nacional na época de 1978/79 alcançando a 2ª fase e classificando-se em 4º lugar.
Em 2001/2002, O Futebol Clube de Alverca conquista o título de Campeão Nacional de Juniores da Federação Portuguesa de Futebol. Tendo nos últimos anos conseguido classificações que lhe tem permitido disputar a fase de Campeão com as 8 melhores equipas nacionais. A aposta na formação que o clube sempre teve e mais recentemente a construção do Centro Formação permitiram que todas as equipas de formação à exceção dos juvenis disputem os campeonatos nacionais.
A aposta no futebol feminino é já também uma realidade com 3 equipas, juvenis, juniores e séniores.
Os veteranos são constituídos por antigas glórias do clube. Participam em jogos amigáveis, levando e dignificando o nome do Futebol Clube de Alverca de Norte a Sul do País.
A Prática de Atletismo, iniciou-se também em 1942 tendo o seu ponto culminante na década de 60. Posteriormente e após longo interregno veio a reatar a sua prática em 2003 apesar de neste momento encontrar-se suspensa.
O Futebol Clube de Alverca iniciou em 1942 a Prática do Ciclismo e durante muitos anos foi das principais atividades desportivas praticadas no Clube, participando em muitas provas e campeonatos por todo o País, sendo de salientar a conquista do Campeonato Nacional de Pista na categoria de populares na época de 1970/71. A secção encontra-se inativa mas o clube organiza todos os anos o “Grande Prémio Cidade de Alverca”.
A Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Alverca, foi criada no ano de 1974 sendo inscrita na A.P. de Lisboa em 1975. Utilizando como local de treino e jogos, o ringue existente junto ao campo de futebol e ao Ginásio Sede, até ao ano de 1992. Nesse período de 18 anos por lá passaram muitos miúdos que ali aprenderam a dar as primeiras sticadas tendo alguns alcançado grande qualidade que lhes permitiu serem transferidos para clubes de primeira nomeada do hóquei nacional e integrarem mesmo as Seleções Nacionais. Foi também nesse local que se realizaram as primeiras cinco edições do Torneio Internacional. A partir do ano de 1992 com a construção do Pavilhão Municipal de Alverca, e com a utilização deste por parte do Hóquei em Patins, verificou-se uma significativa evolução da modalidade, quer em quantidade quer na qualidade dos praticantes.
Desde essa data, reflexo duma clara aposta feita pelos responsáveis da secção na vertente da formação de jovens atletas, o Hóquei do Futebol Clube de Alverca. mantém anualmente 8 equipas em competição oficial, com especial incidência nos escalões mais novos, num total de aproximadamente 80 atletas de ambos os sexos, contribuindo assim para a ocupação de tempos livres, com uma forte formação social e desenvolvimento desportivo de várias crianças. Para além destas equipas mantém em funcionamento um grupo de aprendizagem à patinagem e iniciação ao hóquei em patins para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos.
A secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Alverca, desde 1986 que organiza no final da época desportiva o Torneio Internacional de Hóquei Juvenil de Alverca “António Mestre”.
Em Outubro de 2010, nasce a Secção de Ténis, estando neste momento, abertas as inscrições para a Escola de Ténis (iniciação, aperfeiçoamento e avançado) cujas aulas são lecionadas por um professor devidamente credenciado pela Federação Portuguesa de Ténis. Na vertente de competição os atletas do Clube participaram recentemente na Fase Regional do Inter-Clubes, Campeonato Nacional de Equipas Seniores Masculinos, 3º Divisão e em mais de dez provas da Federação Portuguesa de Ténis, destacando-se presenças nos quarto-de-final dos torneios de Palmela e Abrantes (singulares) ou nas meias-finais da Póvoa de Santo Adrião (pares).
Os nossos atletas têm vindo a participar em diversos torneios sociais de Alverca, Vialonga (singulares) e Amadora (pares), mas também as presenças na Portela e no Torneio da Universidade de Lisboa. Atualmente a secção encontra-se inativa.
Continuando a política do Clube em aumentar o seu Ecletismo Desportivo e poder proporcionar à população variedade de escolha na atividade Física e Desportiva, o Futebol Clube de Alverca, a partir do passado mês de abril de 2011 tem mais uma modalidade à sua disposição: Krav Maga, contando nesta altura já com 30 atletas.
Considerado o sistema de defesa pessoal e combate corpo a corpo mais eficaz do mundo é utilizado pelas mais diversas forças especiais (Israel Defense Forces, Navy Seals, CIA, SWAT, etc.)
O objetivo do Krav Maga é que o praticante possa depender das técnicas aprendidas em caso de necessidade absoluta seja no combate corpo a corpo, seja numa ameaça ou ataque armado. Cada treino é adaptado ao nível dos praticantes fazendo com que o Krav Maga seja mais uma forma que o indivíduo tem de proteger a sua comunidade e defender a sua posição.
A secção de Ginástica Acrobática iniciou-se em 1975, dado ter sido neste ano que foi inaugurada a sede e o ginásio, tendo ao longo dos anos criado diversas classes: Iniciação, Rítmica, Desportiva, acrobática, Manutenção, Dança Jazz e Correctiva.
Contando, presentemente com um espaço próprio no Pavilhão do Clube e outro a funcionar na Escola Secundária Gago Coutinho sob uma estrutura técnica que muito nos honra o nível já alcançado pelos nossos ginastas e o elevado número de convites que as nossas classes têm para participarem em festas e saraus.
Em 1944, iniciou a Prática do Andebol que durante muitos anos disputou os campeonatos regionais de Lisboa nas variantes de 11 e 7, sagrando-se Campeão da 1ª Divisão da Associação de Andebol de Lisboa na categoria de séniores no ano de 1958. Atualmente a secção encontra-se inativa.
A secção de Karaté iniciou a sua actividade em 1977 e tem presentemente 105 atletas distribuídos pelos seguintes escalões: Infantis, Iniciados, Juvenis, Cadetes, Juniores e Seniores. Com alta graduação tem 23 cintos negros 1º e 2º Dans nas diversas categorias.
A Nível Nacional os atletas seniores Ana Marques e Nelson Gomes e os juniores, Pedro Carreiro e o cadete Hugo Camacho foram Campeões. A Nível Internacional a atleta sénior Ana Marques, participou em 1992 no Campeonato do Mundo no Dubai e no Campeonatos da Europa na Holanda, em 1993 em Inglaterra, em 1994 na Polónia e obteve o 3º lugar no Mónaco em 1992.
Os atletas Pedro Carreiro e Nelson Gomes participaram nos Campeonatos da Europa realizados em Espanha 1994, no Mónaco em 1992 e na Polónia em 1994. Em 1995, Ana Marques sagrou-se Campeã Nacional Seniores em “Kumité”. Em juniores “Kata”, Pedro Carreiro classificou-se em 3º lugar e Hugo Camacho em 4º.
Ana Marques ( Campeã Nacional) e Hugo Camacho fizeram parte da Selecção.
Portuguesa no Europeu disputado na Filândia em 1995, tendo a nossa atleta
conquistado o 3º lugar (Medalha de Bronze).
Carlos Tomás, em 2003 foi Vice Campeão Regional, em 2005 Campeão Regional e Nacional, em 2008 Campeão Regional e Vice Campeão Nacional.
Mais recentemente Pedro Marques em 2008, Campeão Regional e Medalha de Bronze nos Campeonatos Nacionais, 2016 Campeão Europeu em Kata e Ana Margarida em 2017 Vice Campeã Europeia em Kata e em 2019 na cidade de Cádiz sagra-se Vice Campeã Europeia em Kata Individual e por Equipas.
A secção de Tiro com Arco e Besta, teve início a 11 de novembro de 1996, tendo 12 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Tiro com Arco, obtendo excelentes resultados nos anos seguintes com diversos títulos Nacionais e Internacionais.
Em 2022 a secção contava com cerca de 80 arqueiros que têm conseguido excelentes resultados pelo país fora, apesar de se encontrar inativa neste momento.
A secção de Natação foi criada na época de 1997/98 com a vontade de alargar a oferta desportiva no Futebol Clube de Alverca e na Cidade, numa modalidade, até então inexistente na Cidade, principalmente por falta de espaço próprio.
Ao longo dos anos movimentámos cerca de 2500 alunos/atletas dos 0-65 anos, apesar desta secção estar inativa desde 2018.
A Patinagem Artística é uma modalidade que se divide em três especialidades distintas na técnica mas perfeitamente harmoniosas entre si, patinagem livre, figuras obrigatórias e solo dance.
Sendo uma modalidade de competição, nas várias especialidades, praticada de forma individual ou em pares e onde não há realmente adversários. Os atletas competem com os outros, mas o grande adversário é o próprio, sempre na procura da perfeição e da superação. Caracteriza-se sobretudo por técnica, disciplina, concentração, autonomia, elegância, harmonia, destreza, superação, beleza, música, coreografia e onde se tornam muito fortes os componentes de camaradagem e espírito de grupo.
Nasceu no Futebol Clube de Alverca na época de 2001/2002 e neste momento é uma das modalidades em maior destaque no clube com cerca de 90 atletas.
O Kenpo e o Boccia Sénior são as mais recentes modalidades do clube, duas apostas que se estão a começar a consolidar na instituição.